Meu nome é Mônica Valéria Iaromila – sou membro profissional da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro (www.aarj.com.br) desde 2006, sob o número 213. Sou também Mestre, Bacharel e Licenciada em História pela UERJ, meu interesse nessa área é Autobiografia (Escrita de si); História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; História das Religiões; Educação e Relações Étnico-Raciais.
Tenho interesse em estudos sobre o Envelhecimento; Psicologia Junguiana; Psicologia e Espiritualidade; Alquimia e Psicologia Profunda;
Trabalho hoje em ateliê próprio, Bharani Arte, terapias e vida
Trabalho com Arteterapia, Terapia Psico-Corporal em Análise Psico-Orgânica; Também sou Mestre em Reiki;
Faço leituras oraculares - tarô, baralho cigano e outros - individual e também em rodas de leitura oracular;
Desde 2013, venho estudando e me utilizando dos óleos essenciais - aromaterapia;
Desde 2015 sou Co-Coordenadora do Centro de Ensino Têmenos Arteterapia. Junto à parceira Denise Nagem, sou formadora em Arteterapia. Também oferecemos cursos de aprofundamento e grupos de estudo.
Em 2016-17 conheci a técnica do SoulCollage(r) criada por Seena Frost e tem sido um grande prazer. Fiz a Formação de Facilitador no Recife e hoje faço workshops temáticos e também cursos introdutórios.
Fiz grupo de estudos em Calatonia com Nara Santonieri – Você pode ler sobre o assunto no blog www.ominibu.blogspot.com.br
Estou estudando a passagem para maturidade, chamada por James Hollis (autor junguiano) de "A Passagem do Meio". É período sensível, nos quais nos confrotamos com a segunda metade da vida.
Atendo grupos e individual.
Crianças a partir de 10 anos, adolescentes, adultos e idosos.
Desenvolvimento, organização e facilitação de oficinas temáticas, principalmente na área de Educação e Autoconhecimento. Participo, como consultora (multidisciplinar) em projetos que considero válidos em instituições públicas e privadas.
Em empresas, pode-se desenvolver trabalhos em Criatividade, Trabalho em Equipe, Gerenciamento de Mudanças, entre outras propostas.
Não há necessidade de habilidades artísticas, já que trabalhamos com expressões criativas, portanto, o primordial é o ato de Criar.
O uso da arte em terapias começa no Brasil por volta dos anos 20, mas só nos anos 70 e 80 que grupos de estudos, cursos e formações em arteterapia começaram a surgir e se desenvolver. Os dois primeiros pólos de arteterapia no Brasil foram iniciados por Ângela Philippini e Selma Ciornai. Ângela foi a mestra de minha mestra, Lígia Diniz. Além de Arteterapeuta, Lígia é formada em teatro, psicologia, é analista junguiana e facilitadora de biodança.
Portanto, a arteterapia é uma prática terapêutica que utiliza atividades expressivas (pintura, desenho, colagem, escultura, conto de fadas, expressões cênicas, escrita criativa etc) e pode auxiliar na clínica, na saúde, na educação (em escolas e outros ambientes educacionais), ongs (trabalhos sociais) e empresas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário